Pages

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Pós-jogo - SPFC x Vasco

É, amigos LETianos...

Passados dois jogos, duas rodadas, seis pontos disputados pelo SPFC com Ney Franco no comando. O saldo? Apenas um ponto, saldo negativo de um gol, perda de 100% de aproveitamento no Morumbi e uma impressão cada vez mais nítida de que o novo treinador é tão ou mais burro do que o Leão.

Cheguei no estádio em cima da hora e não vi o anúncio da escalação no placar, mas percebi que tinha um jogador que não conhecia. E mesmo buscando acompanhar de perto meu time, dificilmente iria reconhecer: era João Schmitt, cria das categorias da base (Quem?????????) que tinha entrado no lugar de Casemiro. Só de tomar a vaga dele já indicava que não precisaria ser craque. Mas ele conseguiu a façanha de ser pior. Mesmo sendo garoto, não pode jogar tão pouco e achar que serve para jogar no São Paulo.

O resumo do jogo foi bem simples: nos dez primeiros minutos, o SPFC conseguiu algumas boas jogadas e até conclusões, contando uma bola na trave. Iríamos ganhar? Parecia que havia chance disso.

Depois dos 10 minutos, rapidamente essa ilusão se desfez, com o Vasco engolindo o Tricolor, adiantando a marcação e não deixando o time jogar. Dominou o meio de campo e só desceu para o intervalo sem fazer gol porque o travessão parou uma falta de Juninho Pernambucano e William Barbio errou uma cabeçada ridiculamente fácil no rebote com Denis já batido.

No segundo tempo, uma falha primária de cobertura abriu uma avenida para Fagner chegar na cara de Denis e fuzilá-lo. Ele ainda tocou na bola, mas não conseguiu segurar. Mesmo falhando, fez boas defesas depois. A partir daí, a vida do Vasco, que já vinha tranquila desde a saída de Osvaldo no primeiro tempo, ficou ainda mais fácil depois que Rodrigo Caio, mais um acéfalo nesse time, deve ter pensado: "Tenho cartão amarelo, mas acho que não dá nada se eu colocar a bola na mão". Expulso com justiça. Foi só administrar a vantagem e ainda se lançar ao ataque criando chances muito boas que foram desperdiçadas.

Mas o que mais me irritou não foi ver um time apático em uma noite gelada em Sampa. O que me tirou do sério foi ouvir no rádio a entrevista do Ney Franco enquanto voltava para casa em que ele dizia que ainda está conhecendo o elenco e mais um monte de besteiras.

Diante disso tudo, pensei: "Se você não conhece o elenco, por que insiste em repetir os mesmos erros de antes? Converse com o Milton Cruz, que está no clube há 25 anos, sendo 18 na comissão técnica fixa, e pergunte para ele como o time joga melhor. Com certeza ele vai dizer para você sair jogando com três zagueiros e liberando os laterais para atacar mais. Não adianta começar jogando com dois zagueiros e querer mudar o esquema no intervalo. Para fazer isso e dar certo, o time precisa ter padrão de jogo, coisa que não tem há MUITO tempo".

E parece que não deve ter tão cedo porque li depois que voltei do jogo que ele montou o meio de campo em forma de losango no jogo de domingo contra o Palmeiras e hoje deveria ter sido um quadrado. Mudou um jogador e o formato tático, não vai ter padrão de jogo nunca.

Mais duas coisas que essa derrota de hoje mostrou: 1) esse time sem Lucas perde MUITO da pouca qualidade que tem e Luis Fabiano deverá sofrer muito sozinho sem ter um companheiro minimamente decente para ajudá-lo, sem contar que ele não é o mesmo de outros tempos; 2) Parte da torcida do São Paulo (mais exatamente, acéfalos da TTI) parece estar tão ou mais perdida do que o time e a diretoria. Durante o jogo, tiveram momentos de extrema lucidez ao criticar Juvenal Juvêncio (e os torcedores comuns ajudando a fazer coro contra o velho ditador) e de total infelicidade ao chamarem Luis Fabiano de pipoqueiro, justamente o único que estava se esforçando e tentando fazer algo de útil (dessa vez, a torcida geral gritou o nome certo, mostrando que o apoia). Ao que tudo indica, JJ deve ter esquecido de fazer um depósito de agrado para a Independente...

O que temos agora pela frente são dois times que me parecem muito fracos e os dois jogos serão fora de casa: Figueirense e Atlético-GO. Vi jogos desses times no fim de semana passado e foram péssimos, Figueirense perdeu de virada um jogo ganho para o CAM e os goianos perderam do Vasco no Rio dando trabalho para eles mesmo jogando um futebol bem ruim, mas os cruzmaltinos estavam cheios de desfalques. No entanto, hoje também vários titulares do Vasco não jogaram e foi o baile que quem foi no Morumbi viu. Assim, fico pouco otimista para essa sequência, mas torcendo por resultados positivos que pelo menos ajudem nossas pretensões no Brasileiro, ainda que não me enganem que o São Paulo segue sendo um time MUITO limitado.

0 comentários:

Postar um comentário