Pages

quarta-feira, 11 de julho de 2012

E agora, São Paulo?

"E agora, São Paulo?

A festa corintiana começou,

a torcida do Palmeiras às comemorações se juntou,

Seu período de bonança sumiu, 

a noite esfriou, 

e agora, São Paulo?

e agora, você?

você que pareceu achar que viveria só de nome,

que zombou dos outros,

você que teve tantas vitórias,

que amou protestar contra a CBF até outro dia?

e agora, São Paulo?"

É, amigos LETianos. A Copa do Brasil, um cartucho para voltar para a Libertadores no ano que vem, tornou-se um tiro certeiro ao ser usado pelas mãos do Palestra paulista. Agora, dos três times grandes da maior capital brasileira, apenas um não está na mais importante competição de futebol das Américas (pelo menos, e espero, apenas por enquanto). Até mesmo o Santos, com perspectivas mais remotas de conseguir uma vaga, está em fase menos complicada porque já tem ao menos um Paulista de consolo neste ano, uma proeza que não se via há décadas, um tricampeonato genuíno.

O mais curioso é que o time que está fora é o que menos se esperava estar na situação de apenas observar rivais podendo pensar em 2013. Ao longo desses anos, o que  tanto se falou que acontecia no Palmeiras e no Corinthians de errado parece que fugiu das sedes desses times, perdeu-se pela pauliceia desvairada e acabou indo parar na Praça Roberto Gomes de Pedrosa s/n, no Morumbi. No sentido inverso, tudo o que deu certo no Tricolor paulista parece ter ido dar o ar da graça em dois extremos da cidade, nas zonas Leste e Oeste.

O que antes era uma grande irritação da torcida são-paulina por ficar fora de seu torneio favorito agora tem tudo para se tornar uma pressão ainda maior por voltar a ele e, também, pela conquista de títulos. Não há mais tempo e, agora, nem contexto para outro resultado que não seja retornar ao que o time fazia até poucos anos atrás. Essa situação já foi vista antes, no final dos anos 90, quando os arquirrivais se enfrentavam em Libertadores seguidamente e o São Paulo ficava apenas olhando, mas naquela época ainda havia a desculpa de ser mais difícil estar na Libertadores, que ainda não tinha sido inchada.

Agora, não há mais saída. O número de vagas é muito maior e as condições do SPFC, mesmo não sendo tão boas como de tempos atrás (resultado sempre de uma gestão desastrosa de Juvenal Juvêncio), seguem sendo mais do que suficientes para se figurar em um dos mais tradicionais campeonatos do mundo. As novas contratações dão um certo ânimo, mas isso só irá crescer com resultados que precisam vir. E isso nós, torcedores, sempre iremos cobrar. Até porque quem nos ensinou a exigir de quem tinha algo a oferecer foi você mesmo, SPFC. Tudo o que queremos agora é que volte a nos lembrar de por que e como nos fez aprender isso. Estamos com você e esperamos, com sinceridade, que vocês, jogadores e comissão técnica, estejam conosco e contra todos os que significam o atraso para o nosso time e o nosso clube, pessoas que sabemos muito bem quem são e JAMAIS podem ser maiores do que o preto, o branco e o vermelho.

VAMO, SÃO PAULO!!!

0 comentários:

Postar um comentário