Nessa terceira parte da seção, falarei de um clube famosíssimo (até mesmo para aqueles que não curtem o futebol europeu), riquíssimo, amadíssimo e odiadíssimo e outros "íssimos". Estou falando dele, os blues, o Chelsea!
Chelsea Football Club. Fundado em 1905 num pub chamado The Rising Sun, é um dos maiores clubes ingleses: tem 4 títulos do Campeonato Inglês (sendo que 3 são da Premier League), 7 títulos da Copa da Inglaterra e 4 títulos da Copa da Liga Inglesa. É o clube londrino que mais possui títulos internacionais: além de ser um dos únicos 5 clubes ingleses a ter ganho a tão quista Liga dos Campeões (com uma conquista), possui um título da Liga Europa e dois títulos da Recopa Europeia. Os blues possuem a terceira maior torcida de Londres e a 5ª maior torcida da Inglaterra - porém, sua torcida fora da Inglaterra, principalmente em países onde o futebol local é precário, é a segunda maior entre os times ingleses e uma das maiores do mundo, perdendo apenas para Real Madrid, Barcelona e Manchester United. Seu uniforme é composto por camisa e calção em azul-real. Contratou para as próximas temporadas o grande e falastrão técnico José Mourinho - aliás, o time é bem conhecido por trocar frequentemente de dirigentes. Apesar de fazer clássico local com Arsenal e Tottenham, o time é odiado por praticamente todas as torcidas, desde Millwall até Manchester United. Isso faz com que todos os jogos tornem-se praticamente um clássico, afinal, todos querem vencer o time odiado.
Normalmente, um clássico não é feito de uma hora pra outra: é necessário toda uma história para o confronto. O Chelsea costumava ser um time mediano tal como o Fulham, que era de fato o seu rival - os dois times são do mesmo bairro, estádios muito próximos. Nos anos 90 começa a se destacar timidamente, porém essa "timidez" duraria pouco. Houve uma reviravolta na sua tradição: Chelsea "comprou" uma nova história. Em 2003, o bilionário russo Roman Abramovich comprou o clube e investiu daí em diante. Tanto que o clube era mediano, que até o ano da compra o Chelsea possuía apenas um título do Campeonato Inglês da década de 50, 3 títulos da Copa da Inglaterra e 2 da Copa Liga Inglesa, além de não ter nem a Liga Europa tampouco a Liga dos Campeões - claro, também não tinha todo o sucesso fora do Reino Unido como tem atualmente.
Seu estádio é o Stamford Bridge. O estádio foi inaugurado em 1877 (antes mesmo da criação do clube) e suporta 41.837 espectadores.
Estádio construído antes de fundarem o clube e comprado pelos fundadores do Chelsea, já abrigou 3 finais da Copa da Inglaterra, quando o Wembley ainda não havia sido inaugurado. Apesar da grande capacidade, a aparência é de um pequeno estádio.
Seu primeiro título internacional foi - acreditem - em 1971, na época em que o Chelsea estava na pindaíba. Na temporada de 1970/71, os blues fizeram uma bela campanha na Recopa Europeia - apenas uma derrota - e ganharam a final em Atenas, em cima do Real Madrid. Seu segundo título internacional foi exatamente a mesma Recopa: na temporada de 1997/98, os três jogadores emblemáticos do time Gianfranco Zola, Roberto Di Matteo e Tore André Flo conduziram o time para a final, vencida sobre o Stuttgart em Estocolmo. Para o Chelsea, ganhar esses títulos já foi muito bom. Mas ainda tinha mais...
Houveram duas partidas pra resolver o título, ambas no Karaiskakis Stadium, em Atenas, Grécia. O primeiro jogo, acompanhado por 45 mil pessoas, acabou em 1 x 1, gol de Peter Osgood para os blues e, no último minuto, Ignacio Zoco para os merengues. No segundo jogo, 19.917 pessoas acompanharam uma vitória por 2 x 1 dos blues. Peter Osgood e John Dempsey fizeram os gols do Chelsea e Sebastian Fleitas descontou para o Real Madrid.
Diante de 30.126 torcedores, o Chelsea ganhou a final da Recopa Europeia de 1997/98 em cima do Stuttgart, em Råsunda Stadium, Estocolmo, Suécia. O gol foi do ídolo dos blues Gianfranco Zola.
Após a compra do Chelsea, o time ganhou 3 títulos do Campeonato Inglês. Mas, melhor do que isso, foi a conquista da Liga dos Campeões na temporada de 2011/12, tornando-se o único londrino a tê-la ganho. Já havia batido na trave em 2008, quando chegou na final e perdeu para o Manchester United. Em 2012, houve a redenção: com o time completamente desacreditado e sem técnico - o técnico André Villas-Boas havia sido demitido, prontamente foi substituído pelo assistente pelo Di Matteo , o mesmo que ajudou o time, como jogador, a ganhar a última Recopa -, o time passou para a fase final e superou o Napoli, o Benfica, o então poderosíssimo Barcelona para ganhar a final do Bayern München. Havia estrelas para todo lado: do lado dos bávaros, a base da seleção alemã: Manuel Neuer, Philipp Lahm, Jérôme Boateng, Bastian Schweinsteiger, Toni Kroos, Thomas Müller e Mario Gómez, além de jogadores de outras seleções como Franck Ribéry, Anatoliy Tymoshchuk (MONSTRO) e Arjen Robben. Do lado dos blues, Petr Čech, John Terry, os brasileiros David Luiz e Ramirez (que não jogou a final, mas ajudou o time a chegar até lá), Frank Lampard, Juan Mata, Fernando Torres e o eterno craque Didier Drogba. O time venceu o Bayern nos pênaltis e foram convidados a disputar o Mundial no final do ano, em que perderam a final para o Corinthians.
Chelsea já havia chego numa final da Liga dos Campeões, em 2007/08. No único confronto de ingleses numa final da história da Liga dos Campeões, o Manchester United empatou em 1 x 1 com o Chelsea, gol de Cristiano Ronaldo para os red devils e Frank Lampard para os blues. Nas cobranças de pênaltis, o time de Manchester saiu vitorioso. No estádio Luzhniki Stadium, em Moscou, Rússia, 67.310 espectadores acompanharam o terceiro título da Liga dos Campeões dos diabos vermelhos.
Numa final emocionante na Allianz Arena, Munique, Alemanha (ironicamente, o Bayern conseguiu chegar à final justamente no ano em que seu estádio foi escolhido como o estádio da final), em que 62.500 torcedores acompanharam o confronto, aos 38' do segundo tempo o Bayern München abre o placar com Thomas Müller, mas o Chelsea empata aos 43' com Didier Drogba. A final foi para a prorrogação - na qual o jogador do Bayern, Arjen Robben, errou um pênalti que daria o título aos bávaros. Não resolvida na prorrogação, o time dos azuis venceu nas cobranças de pênaltis, em final histórica.
Corinthians venceu o Chelsea pelo placar de 1 x 0, gol de Paolo Guerrero. No Estádio de Internacional de Yokohama, Japão, 68.275 pessoas assistiram a vitória do Timão.
Após isso, o time dos azuis entrou em turbulência. O técnico Di Matteo foi substituído pelo Rafa Benitez - que é ídolo no rival Liverpool -, o que causou uma insatisfação geral na torcida. A começar que a campanha na Liga dos Campeões foi pífia, não classificando para a fase final (único time na história da Liga dos Campeões que é campeão em um ano e cai na fase de grupos no ano seguinte). Perdeu para o Manchester United na Copa da Liga Inglesa e pro Manchester City na Copa da Inglaterra. Porém, mesmo com isso, fez uma bela campanha no Campeonato Inglês, ficando em terceiro lugar - classificando assim para a próxima temporada da Liga dos Campeões. E mais do que isso: conduziu o time ao seu primeiro título da Liga Europa. Como caiu em terceiro lugar de seu grupo na fase de grupos da Liga dos Campeões, o time é automaticamente direcionado para os 16-avos-de-final da Liga Europa. E assim foi, até chegar na final e enfrentar o Benfica - que também havia ficado em terceiro lugar no seu grupo da Liga dos Campeões. O time conseguiu uma vitória nos últimos minutos e, assim, conseguiu seu quarto título internacional. É o atual título do time dos blues.
Com gol no último minuto da partida, os blues venceram os encarnados por 2 x 1. Fernando Torres fez o primeiro do time inglês, Óscar Cardozo empata para os portugueses. Porém, Branislav Ivanović não tem dó e faz o seu aos 48' do segundo tempo. Na Amsterdan Arena, Amsterdão, Holanda, 46.163 pessoas assistiram a segunda final seguida perdida pelo Benfica.
Principais jogadores do Chelsea:
São muitos jogadores bons pelo time. Apenas vou destacar alguns, mas não esqueci do Fernando Torres, Juan Mata, Eden Hazard...
Petr Čech - goleiro. Desde 2004 no Chelsea, além de usar esse capacete super legal, é um ótimo goleiro. Mesmo passando por uns perrengues na sua vida - inclusive a colisão de cabeça com um jogador, que quase o matou -, ainda jogou em alto nível e é um dos herois do time na conquista da Liga dos Campeões. Joga na seleção tcheca.
("Essa bola não vai quebrar minha cabeça não, né? 'Tô com medo...")
John Terry - zagueiro. Jogou sua vida toda no Chelsea (desde 1998, jogando apenas seis jogos no Nottingham Forest por empréstimo), um dos ídolo máximos do time. Ótimo zagueiro e ainda tem alguns anos pela frente, onde deve encerrar sua carreira. Mulherengo que só ele. Em 2012, aposentou-se da seleção inglesa.
(Ouvi dizer que a mulher que olhar pra ele por mais de 3 segundos engravida. Apenas ouvi dizer)
David Luiz - zagueiro (e às vezes volante). Oriundo de Diadema City, o brasileiro - que jogou apenas no Vitória aqui no Brasil (no qual passou sua infância/adolescência) - é titular incontestável do Chelsea. Em dois anos no Chelsea, o Sideshow Bob tem 14 gols. Joga (muito) na seleção brasileira.
(Se eu deixar meu cabelo crescer, vai ficar igual ao dele)
Frank Lampard - meio-campista. Desde 2001 joga nos blues. Chuta muito forte, possui uma visão de jogo incomparável. Mesmo não sendo um atacante, é o jogador que mais fez gols pelo clube em toda a história do Chelsea: 203 gols. Mito, ídolo. Joga na seleção inglesa.
(Terry, o que que 'cê 'tá fazendo com minha mulher?)
Oscar - meio-campista. Jovem, joga fácil. Especialista em fazer golaços, causou muita polêmica aqui no Brasil entre o São Paulo e o Internacional devido ao seu contrato. Pela seleção brasileira, porém, não tem tido uma boa fase.
("Quero cuidar de você, posso?")
Expectativas para a temporada: o time vem fazendo contratações boas, desde o técnico Mourinho até o atacante Schürrle, que jogava bem no Bayer Leverkusen. Os blues estão com tudo para fazer uma temporada brilhante. Visto que o Manchester United não tem mais seu técnico magistral Sir Alex Ferguson, as chances do time ganhar a Premier League são bem altas.
~x~
Timinho sujo. Tomara que o outro time das petrolibras (Manchester City) desbanque-o com vigor. E que caiam de divisão.
Come On You Blues! E que fique claro que o único "blues" bom que existe é o estilo musical!
0 comentários:
Postar um comentário