Bom caros amigos, a muito tempo sem postar no blog trago um assunto proposto pelo meu amigo, Anthony Salvo, vulgo Frozen. Irei tratar neste post a maneira como o presidente Pinto da Costa, fez do Porto mais do que um time vencedor, uma máquina de fazer dinheiro, enxergando futuros craques e os comprando por merrecas vendendo-os por quilos de ouros.Tudo começou em 1982 quando Jorge Nuno Pinto da Costa se tornou presidente do FC Porto, e conquistou alguns titulos, mas na última década, não se contentando em apenas ser um coadjuvante a nível europeu, Pinto da Costa implanta no FC Porto um dos maiores recursos de olheiros do mundo, espalha seus empregados pela America do Sul e África, a procura do pote de ouro, jogadores com grande potencial e que não custavam muita coisa. Baseado nessa ideia o Porto começa e importar futuras promessas, concretiza-las para logo em seguida vende-las com lucros as vezes de quase 1000%. Não satisfeito também apenas com isso, o Porto começa a investir em sua base, trazendo para seu grupo de profissionais jovens portugueses que mais tarde seriam vendidos também a preço de ouro. Fazendo um levantamento básico dos últimos 10 anos (2002-2012) nos deparamos com as cifras gigantescas obtidas pelo clube nessa compra-venda de jogadores e sua base, resolvi destacar algumas, de longe, as mais fragantes
DECO
Trago a custo 0 pelo clube depois do mesmo ter sido dispensado pelo Benfica, Deco chegou ao Barcelona em 2004 por 15 milhões de Euros + Ricardo Quaresma.
PAULO FERREIRA
No mesmo ano de 2004 o zagueiro Paulo Ferreira, trazido do Vitória de Setúbal para o Porto por apenas 1,5 milhões de euros, foi vendido ao Chelsea por 20 Milhões de Euros. Um lucro de 18.5 milhões de euros.
RICARDO CARVALHO
Ainda em 2004 o Porto vendeu o zagueiro criado em suas categorias de base Ricardo Carvalho também para o Chelsea pelo preço salgado de 30 milhões de Euros.
MANICHE
Já em 2005 o Porto vende Maniche, contratado junto ao Benfica por 5 milhões de Euros, para o Dinamo Moscou por 16 milhões. Um lucro e 11 milhões nos cofres portugueses.
PEPE
Em 2007 o zagueiro trago de graça Marítimo é vendido ao Real Madrid por 30 milhões de euros ao Real Madrid. O maior valor pago a um zagueiro até então.
ANDERSON
Talvez a transferência que mais me revolta sendo gremista. Anderson, vendido ao Porto por míseros 5.5 milhões de Euros, Anderson é vendido também em 2007 ao Manchester United por 31.5 milhões, um lucro de 26 milhões de Euros em 1 ano atuando pelo Porto...
RICARDO QUARESMA
Veio ao Porto em 2004 na troca envolvendo Deco citado ali a cima, e foi vendido em 2008 a Inter de milão por 24.6 Milhões de euros.
Só nessa época o Porto já arrecadava nessa compra-venda de jogadores um valor de 152.6 Milhões de Euros de puro lucro vindo ao clube. Porém de 2009 pra cá é que o clube mostrou definitivamente como se trabalha na compra-venda de jogadores, os valores alcançados pelo Porto, temporada após temporada desde 2009 são astronômicos e até mesmo admiráveis:
ALY CISSOKHO
Cissokho chegou ao Porto em 2007 por míseros 300 mil euros, sendo vendido em 2009 por 22 milhões, sendo assim 21.7 milhões de lucro.
LUCHO GONZALES
Chegou ao Porto também em 2005 por 3.6 milhões de Euros vindo do River Plate. em 2009 foi vendido ao Marselha por 24 milhões de euros. El Comandante gerou para os cofres portistas um lucro de 20.4 milhões de euros
LISANDRO LOPEZ
Fechando o ciclo de 2009, Lisandro Lopez comprado também em 2005 assim como o Lucho, porém vindo do Racing Club da Argentina por 2.5 milhões de Euros, o mesmo seguiu para o Lyon por 30 milhões de Euros. Totalizando um lucro de 27.5 milhões.
BRUNO ALVES
Trago das categorias de base do clube, Bruno Alves foi vendido em 2010 ao Zenith da Rússia por 22 milhões de Euros.
RAUL MEIRELES
Outro criado nas categorias de base do Porto, vendido em 2010 ao Liverpool da Inglaterra por 13 milhões de Euros.
RADAMEL FACAO GARCÍA
O prodígio colombiano chegou ao Porto em 2009 por 5.6 Milhões trazido junto ao River. Foi vendido em 2011 por fantásticos 40 milhões de euros, um lucro de 34.4 milhões ao clube, a maior transferência do futebol português. (titulo esse que não demoraria muito a ser batido).
HULK
Hulk foi contratado pelo Porto junto ao Verdy Tokyo do Japão por 5.5 milhões de Euros, e vendido no meio desse ano por incríveis 60 milhões, um lucro de APENAS 54.5 milhões. Foi a maior venda do futebol português e a maior contratação do futebol Russo.
Apenas nesses 3 últimos anos o clube alcançou a marca de 164.4 milhões de Euros obtidos somente nessa compra-vende de jogadores, uma marca extraordinária e de longe a maior da Europa, se formos juntar os últimos 10 anos como fiz no inicio desse post, vemos que o FC Porto arrecadou 317 milhões de Euros (claro que não é o valor liquido), se jogarmos em reais obtemos uma marca de somente 840 Milhões de Reais, isso colocando a cotação para os dias atuais, lembrando que a maioria das vendas entre 2004-2007 citadas tiveram um valor ainda maior do que o atual pelo Euro estar mais valorizado em tal época.
É amigo, são 840 milhões de reais em lucros apenas em 10 anos, uma marca de dar inveja a qualquer empresa de ponta do mundo. E lembrando mais uma vez, não entrou nessa conta bilheteria, venda de camisas, marketing, patrocínio, recompensa por conquistar etc...
Por essas e outras volto a afirmar, Pinto da Costa é o maior diretor de um clube de futebol do mundo, um exemplo a ser seguido por qualquer clube.