Hoje temos a segunda parte dessa seção. Hoje vou falar de um time que muitos conhecem bem pouco ou não conhecem, mas que já fez muita história na Inglaterra e fora dela. O maior time de Birmingham: Aston Villa.
Aston Villa Football Club. Fundado em 1874 por quatro membros do time de críquete Villa Cross Wesleyan Chapel: Jack Hughes, Frederick Matthews, Walter Price e Willian Scattergood, que procuravam, então, algo para fazer durante o inverno. Uma situação curiosa aconteceu em seu primeiro jogo da história: eles jogaram contra uma equipe de rugby chamada Aston Brook St. Mary, e tiveram que jogar o primeiro tempo com regras de rugby e o segundo tempo com regras de futebol (e venceram seu primeiro jogo por 1 x 0, gol de Hughes). Os villans possuem 7 títulos do Campeonato Inglês (nenhum da Premier League), 7 títulos da Copa da Inglaterra e 5 títulos da Copa da Liga Inglesa. É um dos únicos 5 times ingleses a possuir a honra de ter ganho a Liga dos Campeões. Possui disparadamente a maior torcida de Birmingham e a 9ª maior torcida da Inglaterra. Seu uniforme é composto por uma camisa grená com mangas em azul-celeste e calção branco - modelo original, mas que logo West Ham United e Burnley também começaram a utilizar. O time é dirigido desde a metade de 2012 pelo escocês Paul Lambert. Seu arquirrival é o pequeno Birmingham City. Na verdade, é mais uma paternidade do que uma rivalidade propriamente dita, mas o Birmingham City costuma aprontar de vez em quando. Apesar de tudo, os confrontos mal acontecem - o Birmingham City cai frequentemente para a segunda divisão, enquanto o Aston Villa sempre se mantendo na elite, mesmo que por um triz.
Seu estádio é o Villa Park. Um estádio muito simpático inaugurado em 1897 que tem capacidade para 42.640 pessoas.
Considerado um estádio 4 estrelas pela FIFA, o Villa Park já foi utilizado na Copa do Mundo de 1966 e na Eurocopa de 1996, além de muitas semifinais da Copa da Inglaterra (em que é obrigatório jogar em campo neutro, tal como a final - que é mandado no Wembley).
O Aston Villa sempre foi um time de altos e baixos. Até os anos 60, era o time mais vitorioso da Inglaterra - Liverpool e Manchester United não tiveram ainda as suas ascensões. Mas nesse meio tempo, houveram muitas coisas, inclusive o rebaixamento dos villans para a segunda e até terceira divisão. Deixe-me explicar: na temporada de 1935-36, o Aston Villa fez uma das piores campanhas (se não a pior) da história da Primeira Divisão do Campeonato Inglês - último lugar, tomou 110 gols em 42 jogos. Nessa temporada, fez também o Arsenal alcançar um recorde que até hoje, 67 anos depois, ainda não foi batido: um mesmo jogador fazer 7 gols numa mesma partida. O Aston Villa tomou 7 x 1 em pleno Villa Park com cerca de 61 mil villans (quando ainda era possível mandar tudo isso de gente para lá), com 7 gols de Ted Drake, e Jack Palethorpe descontou para os donos da casa. Esse episódio, inclusive, é conhecido como the infamous 1-7, o infame 1 x 7. Ficaram uma temporada na segunda divisão, e na próxima subiu como campeão. Tornou a cair de novo na temporada de 1958/59, subindo na temporada seguinte. Ficaram uns poucos anos na elite - ganharam a primeira Copa da Liga Inglesa da história, inclusive - mas na temporada de 1966/67 mais uma vez foi rebaixado para a segunda divisão. E não sendo suficiente, esperou uns anos na segunda para, enfim, cair para a terceira divisão. Não subiu na primeira tentativa - ficou em 4° na terceirona de 1970/71, mas na segunda foi: campeão da terceira divisão em 1971/72. Porém, apenas após 3 temporadas - quase 10 anos desde a última vez em que esteve na primeira divisão - o time foi subir para a primeira divisão.
Mas, como disse, é um time de altos e baixos, não? Depois do time ir tão mal no nacional, veio a recompensa. Primeiro, que no ano em que voltaram à elite, ganharam sua segunda Copa da Liga Inglesa. Mas, mais importante que isso, foi no ano de 1981. Seis anos depois de voltar à primeira divisão, o time ganhou seu sétimo título do Campeonato Inglês, 71 anos depois. Mas o melhor ainda estava por vir...
Disputando pela primeira vez a Liga dos Campeões (a então Taça dos Clubes Campeões Europeus), o time dirigido pelo grande técnico Tony Barton (que pouco antes da disputa, era o assistente do demitido Ron Saunders), os villans venceram a competição com autoridade - apenas uma derrota no torneio. A final, que ocorreu no Feijenoord Stadion, em Roterdão, acabou com o Aston Villa campeão em cima do Bayern München. O time do Bayern era forte, com jogadores de peso como Rummenigge, Breitner e Hoeneß (o 3 basicamente fizeram todos os gols da campanha bávara), enquanto os villans eram apenas um conjunto razoável que superou a técnica: o jogador que mais se sobressaía no time do Aston Villa, o capitão Dennis Mortimer, por exemplo, nunca chegou a jogar na seleção inglesa.
E com esse título, o Aston Villa foi chamado para jogar a Copa Intercontinental no final do ano e perdeu o título para o Peñarol.
Peter Withe, que é (ou era) ídolo no rival Birmingham City, fez o gol da vitória contra o Bayern München. O time bávaro atacou muito mais com suas estrelas, porém não conseguiu fazer o gol. Cerca de 40 mil pessoas acompanharam a final no estádio holandês
Peñarol venceu a Copa Intercontinental de 1982 por 2 x 0. Gols de Jair e Walkir Silva. No Estádio Olímpico de Tóquio, Japão, 63 mil pessoas acompanharam a vitória do aurinegro uruguaio.
O Aston Villa, hoje em dia, vive apenas de passado. Desde o título da Liga dos Campeões, vive numa eterna inconstância. Ainda foi rebaixado na temporada de 1988/89 (subindo como vice-campeão no ano seguinte). É um clube muito vencedor, porém seu último título foi o da Copa da Liga Inglesa de 1995/96 em cima do Leeds United. Após isso, seu único "título" é permanecer na elite e nunca ter caído na atual Premier League, coisa que ele vem tentando com sucesso, porém com certa dificuldade.
Após passar pelo Arsenal nas semifinais, Aston Villa venceu o Leeds United por 3 x 0 ante a 77.056 pessoas no Wembley. Savo Milošević, Ian Taylor e Dwight Yorke fizeram os gols dos villans. Detalhe curioso: se não fosse o Leeds na final, seria um confronto de rivais. Birmingham City perdeu para o Leeds United nas duas semifinais dessa Copa, evitando uma final de Birmingham.
Principais jogadores do Aston Villa:
Christian Benteke - atacante. O jovem jogador, nascido na República Democrática do Congo porém crescido na Bélgica, é uma espécie de promessa. Ajudou a evitar o rebaixamento eminente dos villans essa temporada. Jogador da seleção belga.
(Imagino o pensamento dele: "ah, eu sou o bom, provavelmente serei comprado por algum Real Madrid da vida rerere")
(WHO ATE ALL THE PIES!?)
Expectativas para a temporada: as duas últimas temporadas, o Aston Villa passou raspando na zona de rebaixamento. Trocaram o técnico e viram que continua a mesma coisa. A menos que haja uma reforma geral no elenco, deixando poucas peças, a tendência é continuar. A questão é que desta vez não há times lixosos como o Reading ou Wigan. Subiram apenas os times encardidos, Crystal Palace, Hull City e Cardiff City. Bem capaz de rolar o sexto rebaixamento esse ano.
~x~
Eu gosto do Aston Villa, é um time simpático. Assim como os dois últimos anos, vou torcer para que não caia esse ano também.
Come On You Villans!
0 comentários:
Postar um comentário