Pages

segunda-feira, 17 de junho de 2013

[OFF] Apresentação do campeonato inglês: Arsenal.

Olá, meus amigos!

Hoje começa uma seção diferente daqui do blog. Quero falar do futebol europeu para todos os leitores, mas antes de tudo gostaria de apresentar os times e falar de suas histórias, conquistas, equipes e etc. Falarei dos maiores clubes de cada país, a começar pela Inglaterra, que possui - na minha concepção, claro - o melhor campeonato nacional do mundo. E vou começar logo de cara com um dos times mais tradicionais da Inglaterra: o Arsenal.




Arsenal Football Club. Fundado em 1886 por trabalhadores da Woolwich Arsenal Armament Factory com o nome de Dial Square (posteriormente Woolwich Arsenal, e por fim Arsenal), é o maior clube de Londres em torcida e títulos. Conhecidos como gunners, o time possui 13 títulos do Campeonato Inglês (sendo 3 da atual English Premier League), 10 títulos da Copa da Inglaterra e 2 títulos da Copa da Liga Inglesa. Possui a maior torcida de Londres e a terceira maior torcida da Inglaterra, perdendo apenas para o Manchester United e Liverpool, respectivamente. Seu uniforme é composto por uma camisa vermelha de mangas brancas e calção branco. O time é dirigido pelo técnico francês Arsène Wenger desde 1996. Seu tradicional rival é o Tottenham Hotspur, com quem faz o North London Derby - o derby do norte de Londres. Porém, também faz clássicos contra o Chelsea. A rivalidade com o Tottenham é a maior de Londres e uma das maiores da Inglaterra: a terceira e quarta maiores torcidas chocam-se. Arsenal leva vantagem em número de vitórias.

Seu estádio é o Emirates Stadium. O estádio foi inaugurado em 2006 (substituindo o antigo Arsenal Stadium - o Highbury) e tem capacidade de 60.361 pessoas.


É o terceiro maior estádio da Inglaterra. Perde apenas para o Wembley (que não é de ninguém) e o Old Trafford (Manchester United).


É o time que mais disputou a primeira divisão da Inglaterra. A verdade é que todos os clubes ingleses já foram rebaixados para a segunda divisão em determinado momento, mas o Arsenal é o único clube na Inglaterra que foi rebaixado apenas uma vez, no longínquo ano de 1913. E os gunners possuem também a honra de ser um dos únicos clubes que ganharam o campeonato inglês de modo invicto: a temporada de 2003/04, cujo time possuia ótimos jogadores como Bergkamp, Pirès, Gilberto Silva e o CRACASSO francês Thierry Henry, o Arsenal venceu 26 jogos, empatou 12 e não perdeu nenhum. Apenas o pequeno Preston North End, na temporada de 1889/90, teve o mesmo feito.

Entretanto, assim como alguns times grandes ingleses, o Arsenal é um tanto quanto azarado quando a questão é títulos internacionais. O único título internacional que possui é a Taça das Taças de 1993/94, quando esse era o torneio de segundo escalão europeu, atrás apenas da Liga dos Campeões. E por falar da Liga dos Campeões, o Arsenal é o terceiro clube inglês com mais participações na mesma - 17 participações -, atrás do Manchester United e Liverpool. Os gunners já chegaram em uma final da Liga dos Campeões, na temporada de 2005/06, na qual perderam para o Barcelona por 2 x 1 no Stade de France. Foi um excelente duelo, que contava com craques de ambos os lados. Ronaldinho Gaúcho, Deco, Iniesta e Eto'o para o lado dos culés e Bergkamp, Fàbregas, Van Persie e Henry para o lado dos gunners, isso sem contar os outros bons jogadores de ambos os times.


Arsenal venceu o Parma por 1 x 0 no Parken Stadium, Copenhague, Dinamarca. Gol de Alan Smith. Viram o triunfo dos gunners 33.765 pessoas.


Barça vence por 2 x 1 no Stade de France, Paris, França. Cerca de 79.500 pessoas viram o segundo título da Liga dos Campeões da história do Barcelona. Sol Campbell (TRAIDOR) abre o placar pros gunners, mas Samuel Eto'o e Juliano Belleti viram o placar.

O último título conquistado pelo Arsenal foi a Copa da Inglaterra de 2004/05 em cima do Manchester United, na final épica que acabou nos pênaltis. E o Arsenal, atualmente, não vive a melhor de suas fases; mesmo classificado para a Liga dos Campeões de 2013/14, ainda causa desconfiança. Wenger é um bom técnico, porém dificilmente abre a mão para contratar jogadores caros, prefere sempre investir nos jogadores jovens. Consegue alguns bons frutos, mas os vende (normalmente para rivais) numa facilidade extrema. Tem o estilo um tanto quanto ultrapassado.


Arsenal empata com o Manchester United por 0 x 0 e vence nas cobranças de pênaltis por 5 x 4. No Millenium Stadium, em Cardiff, País de Gales, 71.876 pessoas assistiram a esta final.

Principais jogadores do Arsenal:


Santiago Cazorla - meio de campo. Vindo do Málaga, ótimo jogador, super versátil no meio, chuta com os dois pés. Jogador da seleção espanhola.


(Ele não é a cara do Adam Sandler?)

Theo Walcott - centro-avante/ala direita. Jovem, um dos dois jogadores do Southampton que despontaram - junto com o fenomenal Gareth Bale. Família de Barbados e nascido na Inglaterra, optou por jogar na seleção inglesa. E joga muito lá.


(A cara de mau do maluco)

Lukas Podolski - centro-avante/ala esquerda. Ex-jogador (porém ainda torcedor) do Colônia da Alemanha, veio desacreditado na temporada passada, ainda mais que o Colônia foi rebaixado. Calou a boca de muita gente. Jogador da seleção alemã.


(C'mon, haters, c'mon!)

Expectativas para a temporada: se o Wenger não deixar de ser mão-de-vaca e não contratar bem, vai ser uma temporada mediana igual a última. Podendo ser ainda pior: muita gente está de olho no Walcott e sabemos o quanto o Wenger gosta de vender...

(A minha expectativa é: espero que o time se lasque. Obrigado.)

                                                                              ~x~

E é isso aí. Come On You Gunners! Come on, come on to the hell! :D

0 comentários:

Postar um comentário